Cacuaco Ganha Centro Para Portadores de Anemia Falciforme

Luanda – O Hospital Municipal de Cacuaco, no dia 19 de Junho de 2020, começou a prestar assistência a pessoas portadoras de Anemia Falciforme, com a entrada em funcionamento de um Centro de Apoio ao Doente Anémico.

O Centro, inaugurado no dia 19 de Junho, Dia Internacional da Conscientização da Doença Falciforme, pela Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, no âmbito da celebração deste dia, tem capacidade para diagnosticar e fazer seguimento médico de 30 pacientes por dia. 

De acordo com Helgas Freitas, em declaração à imprensa, cerca de 10 mil crianças nascem anualmente em Angola com anemia falciforme. 

A anemia falciforme é uma doença hereditária que passa de pais para filhos, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. 

A responsável sublinhou que a inauguração da unidade vai ajudar no seguimento e diagnóstico precoce da doença, bem como melhorar as condições de vida da pessoa portadora da doença.

“O objectivo é fazer chegar mais perto os serviços de atendimento da patologia aos cidadãos, para se evitar que precorram longas distâncias para assistência”, disse.

De acordo com a coordenadora da Iniciativa Angolana de Células Falciformes, Margarida Teixeira, mensalmente são recolhidas e processadas cerca de 8 mil e 500 amostras nos centros de apoio da doença em Luanda e mil e 500 nos centros de Cabinda, as unicas regiões com unidades do género.

Informou que os centros realizam rastreio neonatal, diagnóstico, cuidados e tratamento, bem como formação de profissionais e sensibilização nas comunidades.

O Centro foi criado em parceria com a Fundação Lwini e a Chevron, no âmbito da conscientização sobre a doença.

Á margem do evento, foram entregues, pela Fundação Lwini, meios técnicos, reagentes, aparelhos medidor de hemoglobina, equipamento informático, cadeiras de rodas e brinquedos para as crianças portadoras de anemia falciforme.

Fonte: https://vanguarda.co.ao/sociedade/cacuaco-ganha-centro-para-portadores-de-anemia-falciforme-YI930076

1 comentário em “Cacuaco Ganha Centro Para Portadores de Anemia Falciforme”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *